segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Quem Observa o Observador Parte 2 - Terceiro Ato

CENA INT. TEMPLO PRINCIPAL DA CIDADE DE HEDELON - APOSENTOS DE EVA - CONTINUANDO

Eva se sobressalta e fica de frente para Xena.

EVA
Mãe...

Eva e Xena olham uma para a outra brevemente, então Eva avança e elas apertam as mãos.

XENA
(silenciosamente)
Olá, Eva.


Eva parece um pouco nervosa.

EVA
Gabrielle esteve aqui.
Ela me disse que você estava...

XENA
Aqui com ela? Isso te surpreende?

EVA
Viva.

Xena desvia o olhar brevemente, depois volta a olhar para Eva.

XENA
Acho que você ficou sabendo.

Eva solta as mãos de Xena e caminha para trás, depois anda lentamente até sua mesa de lavabo e fica parada, de costas para Xena.

EVA
Estava sendo comentado por todo o Extremo Oriente.
Não pude evitar de ouvir.

Ela se vira de novo, e fica de frente para Xena.

EVA
(continua)
Eu estava na estrada e fui surpreendida... em...
por alguns monges que viajavam. Eles me contaram.

XENA
Ah.

EVA
Pra falar a verdade, ser sua filha me
livrou de uma má situação com eles.
(baixando os olhos)
Engraçado como as coisas mudam.
Eles admiraram seu sacrifício.

Ela olha diretamente para Xena.

EVA
(continua)
E eu também.

Xena a fita.

XENA
Não havia nada para admirar.


EVA
Estou vendo. Você os enganou.
(pausa)
Por quê?

CORTA PARA:

CENA INT. HOSPITAL DO TEMPLO DA CIDADE DE HEDELON - FINAL DA TARDE

Gabrielle está acabando de se levantar do banquinho próximo ao leito de Ivan. Os pacientes nos catres em volta estão todos virados em seus leitos para ouvi-la, e há muitos sorrisos enquanto ela acena se despedindo.

IVAN
Foi uma ótima história!

Um dos curandeiros também esteve escutando. Ele vem até Gabrielle.

CURANDEIRO
Foi mesmo. Você é nova aqui,
não é? Eu vi você falando
com a Iluminada.

GABRIELLE
Sim. Então você gosta de histórias?

CURANDEIRO
Gosto muito. Nós não temos tantas assim,
e apreciamos aquelas que ouvimos.

Gabrielle e o curandeiro lentamente caminham entre as fileiras de catres.

GABRIELLE
Bem, eu sei que às vezes, quando você está
tentando ensinar um novo caminho, aquelas
velhas histórias não são tão bem-vindas.

CURANDEIRO
(rindo)
Deve haver algum outro caminho, então,
contadora. Nosso caminho é o do amor
e aceitação dos outros e curiosidade
sobre o mundo. Nós amamos ouvir
contos de outras pessoas e lugares.

Gabrielle parece muito pensativa.

GABRIELLE
Bom saber disso.


CURANDEIRO
Você vai ficar, então? Eu vi que você tem
habilidades de cura também. Nós certamente
precisamos de todos os dispostos a servir.

Gabrielle segura o ombro do homem.

GABRIELLE
Eu não sei. Mas se eu puder
voltar para ajudar, voltarei.

O curandeiro acompanha Gabrielle até a porta e a observa partir. Outro curandeiro mais velho se levanta ao lado dele e eles ficam parados juntos.

CORTA PARA:

CENA INT. TEMPLO PRINCIPAL DA CIDADE DE HEDELON - APOSENTOS DE EVA –
FINAL DA TARDE - CONTINUANDO

Xena e Eve estão em formação retangular, uma de frente para a outra, no pequeno quarto de dormir de Eva.

XENA
Eu não enganei ninguém.


EVA
Alguém enganou alguém.
Eles acham que você morreu, mãe.

XENA
E morri.

Eva fita Xena.

XENA
(continua)
Mas isso é um monte de acusações vindo de
alguém que está depenando todo mundo que vê.

EVA
O quê?

Uma suave batida soa na porta. Eva olha para a porta, mas ignora.

EVA
(continua)
Eu não sei do que você está falando.
Eu passei os últimos anos pensando que
você estava morta, e agora você aparece aqui...

Outra batida.

EVA
(continua)
(em voz mais alta)
Me deixe!

XENA
(ao mesmo tempo)
Entre!

A porta se abre e a cabeça de Gabrielle aparece, seguida pelo resto dela. Ela olha para Xena, olha para Eva, e suspira.

GABRIELLE
(para Xena)
Achei que tivesse ouvido sua voz aqui dentro.
(pausando)
Estou interrompendo algo?

EVA
Sim.

GABRIELLE
Ótimo. Xena, posso falar com você por um
minuto, antes que isso fique fora de controle?


XENA
Nada está fora de controle. Eu só passei as últimas
horas verificando as masmorras sagradas.

EVA
Quê?

GABRIELLE
E eu passei as últimas horas
trabalhando no hospital de Eva.

Ela olha Xena no olho.

GABRIELLE
(continua)
Nós estamos com uma mensagem
muito misturada aqui.

Xena examina o rosto de Gabrielle, depois olha para Eva.

XENA
Talvez estejamos. Ou talvez Eva possa
explicar por que seus soldados estão
forçando homens a trabalhar por eles
não arcarem com seus impostos.

O queixo de Eva realmente cai.

EVA
Meus O QUÊ? Mãe, você está enlouquecendo.
Foi isso o que aconteceu no Japão, não foi?
Você não morreu, só enlouqueceu.

Gabrielle vira e encara Eva.

GABRIELLE
Não.
(suspirando)
Ela morreu.

Há um pequeno período de silêncio.

GABRIELLE
(continua)
E ela não está louca, Eva.


Eva lentamente se senta.

EVA
Então talvez eu esteja. Se ela morreu,
talvez vocês duas sejam uma alucinação.
Eu tenho tido algumas ultimamente.

Xena e Gabrielle trocam olhares.

GABRIELLE
Talvez nós devêssemos
começar do princípio.

Xena se senta no chão com as costas na parede. Ela cruza os tornozelos e os braços. Sua expressão é um tanto teimosa.

Gabrielle olha para ela em questionamento. Depois de um momento de silêncio de Xena, Gabrielle suspira novamente.

GABRIELLE
(continua)
Talvez *eu* devesse começar do princípio.
Você precisa entender por que estamos aqui.

Eva olha para ela e une as mãos em uma atitude de espera.

CORTA PARA:

CENA EXT. ESTALEIRO DA CIDADE DE HEDELON - COMEÇO DA NOITE

Vários guardas estão parados do lado de fora da prisão. Quatro homens de manto estão parados perto deles. Os guardas estão bastante surrados... eles portam bandagens por todo o corpo, e um deles está usando uma muleta.

HOMEM DE MANTO NA LIDERANÇA
Agora, vocês têm certeza do que viram?

GUARDA ALEIJADO
Senhor, é como eu disse. Era uma mulher.
Mas, rapaz, que mulher!

SEGUNDO GUARDA
É isso mesmo, e a ralé trancada lá embaixo
onde ela estava jura que ela disse que
era mãe da pregadora.

HOMEM DE MANTO NA LIDERANÇA
Isso pode ser problema, se for verdade.
Vamos conversar com esse prisioneiro.

O guarda aleijado os leva na direção da prisão.

CORTA PARA:

CENA INT. TEMPLO PRINCIPAL DA CIDADE DE HEDELON - APOSENTOS DE EVA

Gabrielle está agora sentada no chão ao lado de Xena. Eva está sentada transversalmente a elas, também no chão.

EVA
(balançando a cabeça)
Eu simplesmente não posso acreditar.

GABRIELLE
Bem...

XENA
Não pode acreditar que o que nós vimos existe?


Eva se levanta e passeia pelo quarto.

EVA
Eu não posso acreditar que isso tem algo a
ver comigo. Com o que estou fazendo aqui.

Xena também se levanta.

XENA
Então venha comigo. Eu lhe mostrarei.

EVA
Eu não preciso ver. Eu conheço as pessoas
à minha volta. Elas não são assim.

Eva e Xena afastam o rosto novamente.

XENA
Isso é o que você quer acreditar.

EVA
(calorosamente)
Elas não são! Gabrielle, você as viu. Você
acha que elas são criminosas e falsas?

Gabrielle ainda está sentada contra o muro. Ela tem os braços envoltos em torno de seus joelhos e está simplesmente observando mãe e filha.

GABRIELLE
Não.

Xena lança a Gabrielle um olhar de ofensa.

GABRIELLE
(continua)
Mas eu sei o que vi naquela
cidade, e era real demais.

EVA
(gritando)
Aquelas pessoas não eram uma parte disto!


XENA
(sarcasticamente)
Então elas coincidentemente correram aqui para
sua cidade e usavam o seu símbolo porque...?

Eva está frustrada. Xena está frustrada. Gabrielle parece principalmente cansada.

GABRIELLE
Eva!

Tanto Eva quanto Xena fitam Gabrielle.

GABRIELLE
(continua)
Eu sei que o que Xena viu era real também.

EVA
(furiosa)
Eu não acredito! Isso não é real! Você está
inventando tudo isso, mãe! Simplesmente
porque este não é o seu jeito de ...

Gabrielle se levanta e se junta a Xena.

GABRIELLE
(gritando de volta)
Eva, sua mãe tem a imaginação
de um javali africano!!!!


Ela pára, ignorando o olhar fixo de Xena.

GABRIELLE
(continua)
Ela não inventou isso. Eu não inventei
isso. Você precisa enxergar a verdade.

Eva as fita.

EVA
Tudo bem. Ótimo. Eu vou, mas estou
lhe dizendo, você está errada.

XENA
Ótimo. Prove que eu estou. Vamos.

Xena vai para a porta.

EVA
Eu tenho um trabalho onde devo estar às...

XENA
Gabrielle o cobrirá por você. Venha. Quanto
mais cedo terminarmos com isso, melhor.

Gabrielle coloca as mãos na cintura.

GABRIELLE
Espere um minuto. Eu não sei o
que fazer naquela coisa...

XENA
(zombando)
Não é você a que tem
imaginação? Use-a.
(para Eva)
Você vem?


Eva hesita. Ela olha para Gabrielle, que sorri, dá de ombros, e assente. Com visível relutância, Eva segue Xena para fora do quarto.

CORTA PARA:

CENA INT. TEMPLO PRINCIPAL DA CIDADE DE HEDELON - CÂMARA INTERNA - NOITE

Os acólitos de Eva estão todos reunidos, conversando suavemente. Eles erguem os olhos quando a porta se abre, um tanto surpresos e desapontados de não verem Eva entrando.

Gabrielle desliza para dentro e caminha até o grupo.

GABRIELLE
Oi.

A garotinha loira que Gabrielle encontrou antes se levanta.

GAROTA
O que você fez com
A Iluminada?

GABRIELLE
Eu não fiz nada com ela.
Ela está... meditando agora.
Ela me pediu para vir no lugar dela.

O grupo olha para Gabrielle com uma profunda, profunda desconfiança.

GAROTA
(indignada)
Você é nova aqui. Como você sabe
qualquer coisa sobre o que a mensagem diz?

Gabrielle se senta no chão perto deles.

GABRIELLE
Bem, é engraçado você ter me perguntado isso.
Vejamos, eu conheci Eva por um tempo bem longo,
e eu sei onde ela recebeu a mensagem.
(pausando)
Querem ouvir a história?


Todos ainda estão muito desconfiados, mas eles estão também intrigados. Lentamente, eles se reúnem em torno de Gabrielle.

CORTA PARA:

CENA EXT. TOPO DO TELHADO DO ESTALEIRO DA CIDADE DE HEDELON - NOITE

Xena e Eva rastejam ao longo do telhado. Elas se ajeitam na beirada, espiando para ver o portão da prisão.

Há ao menos seis guardas no portão agora, e mais deles espalhados ao longo dos muros. Eles estão agora armados com espadas e arcos em vez de varas.

Eva olha para a prisão.

EVA
Qualquer um pode copiar aquele símbolo.
Isso não significa nada.

Xena lhe dá um olhar de lado, depois se ajeita mais para baixo para observar. Uma carroça gira até os portões e deixam ela entrar.

XENA
Aquilo é provavelmente para levar os trabalhos
dos prisioneiros para o mercado.

Eva se arrasta para mais perto de Xena e elas ficam ombro a ombro. Xena observa os portões, Eva observa Xena.

EVA
Você morreu mesmo?


XENA
Sim.

Eva reflete sobre isso brevemente, olhando para o espaço aberto antes de olhar de novo para Xena.

EVA
Para dar descanso àquelas almas?

XENA
Sim.


Eva assente para si mesma.

EVA
Então, o que mudou? Os
monges me disseram que você...

Xena olha para Eva.

XENA
Estar morta aborreceu
o inferno fora de mim.

Xena olha de novo para os portões. Eva balança a cabeça e cai em silêncio. Depois de alguns minutos, os portões se abrem e a carroça gira para fora, cheia de caixotes. O símbolo está bastante visível à luz da tocha. Xena olha para Eva. Eva parece desconfortável.

EVA
Ainda é apenas um símbolo.

Xena gira os olhos.

XENA
Tudo bem. Vamos esperar os portões fecharem,
então nós entraremos lá. Você quer ver
em primeira mão? Sem problemas.

Xena e Eva rastejam para o lado oposto do telhado e passam para o muro da estrada. Elas estão escondidas pelas sombras.

XENA
(continua)
Quando a próxima carroça
vier, pule nela.

Eva continua em silêncio, esperando ao ombro de Xena. A próxima carroça aparece no topo da rua e se dirige aos portões. Xena se tensiona quando ela se aproxima. Eva reúne seus mantos e prepara para pular também. Ao último momento antes da carroça chegar perto delas, Xena vira a cabeça.

XENA
(continua)
Eu deixei meu coração e metade da minha alma
para trás, e eu tive que voltar por ela.


A carroça se emparelha com elas, e Xena se arremessa nela. Eva fica sem fala por um segundo, depois se lança atrás dela. Elas alcançam a carroça e se penduram a bordo assim que ela atinge os portões.

Os portões se abrem, e a carroça gira para dentro. Os portões batem, fechando-se atrás dela.

FADE OUT.
FIM DO TERCEIRO ATO

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